O que quer dizer SMART 30?


Em junho de 1999, tive a oportunidade única de participar do Seminário Empretec e, já no terceiro dia, estava quebrando a cabeça para criar um produto que desse sustentação permanente ao entusiasmo que nos contagiava a todos.

Foi aí que surgiu a idéia de lançar o SMART30 - O BOLETIM DO EMPREENDEDOR, cuja meta é passar entusiasmo e cuja missão é sedimentar os comportamentos característicos do empreendedor bem sucedido. Matematicamente, a fórmula é simples:
smart + 30 cces = ebs
ou seja, metas smart, mais prática dos 30 comportamentos característicos do empreendedor resultam no empreteco bem sucedido.

O envio do SMART30 é semanal, sempre às segundas-feiras, bem cedo, para iniciar a sua semana com ânimo turbinado!

Prove antes de comprar! Leia na íntegra as edições:
56: Nosso Cineminha Particular | 84: Prejuízos=Preconceitos | 90: O Segredo é Ter Foco

 
  O empreendedor (empreteco) bem sucedido - ebs - tem que somar metas SMART com os 30 comportamentos característicos do empreendedor - cce.

Uma meta só é meta, se for SMART - esperto em inglês. Ela tem que atender alguns requisitos. Ela tem que ser:


Os 30 comportamentos característicos do empreendedor estão agrupados abaixo em 3 conjuntos - realização, planejamento e poder - e 10 características comportamentais típicas do empreendedor.

A. CONJUNTO DE REALIZAÇÃO
1. I. Busca de Oportunidades e Iniciativa Faz as coisas antes da solicitado ou antes de forçado pelas próprias circunstâncias.
2. Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.
3. Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

II. Correr riscos calculados
4. Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente.
5. Age para reduzir os riscos ou controlar resultados.
6. Coloca- se em situações que impliquem desafios ou riscos moderados.

III. Exigência de Qualidade e Experiência
7. Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato.
8. Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam a padrões de excelência.
9. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

IV. Persistência
10. Age diante de um obstáculo.
11. Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
12. Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário ao atingimento de metas e objetivos.

V. Comprometimento
13. Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
14. Colabora com os empregados ou se coloca no lugar dele, se necessário, para terminar um trabalho.
15. Esmera-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

B . CONJUNTO DE PLANEJAMENTO
16. VI. Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes.
17. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.
18. Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

VII. Estabelecimento de Metas
19. Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.
20. Define metas de longo prazo, claras e específicas
21. Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis

VIII. Planejamento e Monitoramento Sistemático
22. Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos.
23. Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.
24. Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.

C. CONJUNTO DE PODER
25. IX. Independência e Autoconfiança Busca autonomia em relação a normas e controles de outros.
26. Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.
27. Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou enfrentar um desafio.

X. Persuasão
28. Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
29. Utiliza pessoas-chave como agente para atingir seus próprios objetivos.
30. Age para desenvolver e manter relações comerciais.

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